Sul da Índia - Tirupati

Purushatraya Swami

Tirupati é um famoso lugar sagrado de peregrinação do sul da Índia. Templos muito importantes e antigos situam-se nessa área, principalmente o templo mais visitado da Índia e, quiçá, do mundo, o famosíssimo templo de Sri Balaji ou Venkateshvara, que fica nas montanhas, fora da cidade. Descreveremos esse templo em outra reportagem. Tenho visitado Tirupati por diversas vezes, mas, a última vez, foi há quinze anos ou mais. Nessa época, o Radha-Govinda Mandir era numa pequena casa, rodeado de bananeiras e coqueiros, e um bem cuidado curral de vacas. Um lugar simples, mas muito agradável. Mesmo assim, esse templinho atraía os peregrinos que vinham tomar darshana das belíssimas deidades, Sri Sri Radha-Govinda.


(foto#01) A antiga casinha que há quinze anos conheci como templo da ISKCON em Tirupati, agora transformado em mero depósito.


(foto#02) O templo atual. Parece o milagre de Sudama Vipra!!...


(foto#03) Agora o templo tem sessenta brahmacaris, muito dinâmicos e educados. O templo foi construído com a distribuição de livros. Tem duas casas de hóspedes, uma de luxo, tudo de mármore, elevador, ar condicionado, quartos amplos, e outra, mais antiga, com acomodações mais simples. No total, o templo dispõe de 56 quartos para acomodar visitantes e dois dormitórios para mais de cem pessoas. O templo possui uma pequena escola com 120 crianças e uma goshala com 92 animais. Além disso, o templo tem um contrato com o governo para fornecer merenda escolar. Diariamente é cozinhado um almoço completo para 12.400 crianças em 73 escolas municipais. Tem um auditório enorme e um igualmente enorme salão para festas e celebrações especiais.


(foto#04) A belíssima sala do templo. Tiprupati é um lugar de peregrinação. Diariamente milhares de pessoas visitam o templo.


(foto#05) As maravilhosas deidades Sri Sri Radha-Govinda e Ashta-sakhi, as oito gopis.


(foto#06) Todos os antigos templos dessa área seguem o ritual védico— os templos são enormes, mas as deidades ficam enfurnadas em locais muito pequenos, fechados e escuros. O darshana é praticamente um por um. Já no templo da linha de Caitanya Mahaprabhu é o oposto—as deidades são completamente visíveis a todos. A sala do templo é ampla e iluminada. Tudo é belo, com bom gosto. É um outro humor. O humor de Goloka Vrindavana. As pessoas ficam extasiadas.


(foto#07) O kirtan dos devotos.


(foto#08) Detalhe da decoração da sala do templo.


(foto#09) Na cidade de Tirupati existem quatro templos muito antigos e importantes. É descrito no Sri Caitanya-caritamrta que Caitanya Mahaprabhu visitou todos esses templos. 1. Templo de Sri Padmavati, Maha-Lakshmi, a consorte de Sri Venkateshvara; 2. Govinda-raja Mandir, cuja deidade é Garbhodakashayi Vishnu; 3. Um antigo templo de Sita-Rama; e 4. Kapileshvara, templo de Shiva. Na foto, a entrada (gopuram) do imponente templo de Govinda-raja.


(foto#10) Templo de Kapileshvara.

Voltar

© Copyright 2006
Todos os direitos reservados