Sul da Índia - Sri Rangan

Purushatraya Swami

Sri Rangan é um importante lugar de peregrinação no sul da Índia. Lá está o famoso templo de Sri Ranganatha, o maior templo da Índia. Ramanujacharya, o grande acharya Vaishnava da Sri sampradaya, que viveu no século 12, organizou sua sampradaya a partir desse templo. Nessa época, esse templo já era importante. Imaginem a tradição por que existe por trás desse templo. Sri Rangan está situado numa ilha do Rio Kaveri, um dos sete rios sagrados, a poucos quilômetros de uma cidade importante, Tiruchirapalli, ou simplesmente, Trichi.


(foto #01)Em Trichi, bem no centro da cidade tem um antigo templo de Ganesha, no alto de uma motanha.


(foto#02) Do templo de Ganesha podemos ver o rio Kaveri e, do outro lado do rio, em Sri Rangan, pode-se ver (não muito nitidamente) o templo de Ranganatha.

(foto#03) Vemos ao fundo o majestoso gopuram (portão de entrada) do lado sul do templo. Nessa rua que se vê na foto, a ISKCON tem uma propriedade com um pequeno templo provisório. Os devotos locais têm planos de construir um templo e casa de hóspedes.
Como foi mencionado, esse é o maior templo da Índia. É composto de sete retângulos, cada um dentro do outro. O retângulo maior tem uma área de 63 hectares! Os três retângulos externos têm portões de entrada nos quatro lados e tem circulação de veículos. Ali moram os brahmanas do templo. Os setores mais internos estão as dependências do templo propriamente dita. O último setor só tem uma pequena entrada e lá está a deidade. As duas fotos que seguem, foram tiradas do mesmo ponto, uma voltada para o sul e outra para o norte, no mesmo eixo. Os diversos “gopurões” são as passagens de um retângulo mais externo para um mais interno.


(foto#04) O maior de todos os “gopurões” é o da entrada sul, visto ao fundo.


(foto#05) Observe mais ou menos no meio da foto uma cúpula menor dourada. Ali é o centro de tudo. Onde está a deidade. Assim como Sri Venkateshvara em Tirumala, Sri Ranganatha é considerada um deidade auto-manifesta do Senhor Vishnu. A deidade tem cerca de quatro metros e é Garbodakashayi Vishnu, deitado em Ananta-shesha.


(foto#06) O vimana, a cúpula em cima das deidades, é toda de ouro maciço e diz-se que foi manifesta diretamente de Vaikuntha.


(foto#07) Sri Ranganatha. A frente da deidade principal está a uttsava-murti,deidade menor que participa dos festivais fora do altar.


(foto#08) Um aspecto interno do templo. Alem do altar principal, que fica num pequeno compartimento fechado onde cabem somente umas quatro ou cinco pessoas em pé, juntas umas das outras, existem muitos outros pequenos templos com as mais diversas deidades. Existe também o samadhi de Ramanujacharya. A esquerda,abaixo de um letreiro, está a entrada do templo de Lakshmi-devi, a consorte de Sri Ranganatha.


(foto#09) O templo por si só é um monumento arquitetônico impressionante. Aqui vemos algumas colunas de um setor secundário das inúmeras dependências desse enorme complexo.


(foto#10) No final da tarde, algumas deidades saem em parikrama nos setores externos do templo. Na foto, brahmanas jovens carregam o palanquim da deidade e brahmanas mais velhos cantam mantras. O templo têm mais de 2000 brahmanas.

Voltar

© Copyright 2006
Todos os direitos reservados