Sul da Índia - Udupi

Purushatraya Swami
Depois de Sri Rangan, meu objetivo era chegar a Udupi. No caminho parei em duas cidades importantes: Coimbatore e Mangalore. Coimbatore é uma cidade bem importante no estado de Tamil Nadu. É um importante centro industrial, mas não tem tradição religiosa. O templo da ISKCON foi construído recentemente numa área de expansão natural da cidade, onde estão se instalando várias universidades. A pregação em Coimbatore é excelente e o templo tem uma grande congregação. A maioria são pessoas de nível acadêmico superior. O presidente de templo faz uma pregação de alto nível. O templo possui um instituto todo equipado que promove cursos Bhakti-shastri e outros seminários.


(foto#01) Jagannatha Mandir de Coimbatore.


(foto#02) PS dá a aula no festival de domingo, ao ar livre, para uma congregação de quatrocentas pessoas. Mangalore, na costa sul do estado de Karnataka, é uma das cidades que mais cresce na Índia. Uma cidade interessante. O templo atual da ISKCON é uma ampla casa alugada. Os devotos estão procurando um bom terreno para construir um templo.

(foto#03) As enormes e belas deidades Sri Sri Sri Jagannatha-Baladeva-Subhadra do templo de Mangalore. Udupi, também ao sul do estado de Karnataka, está a 60 quilometros ao norte de Mangalore. Visitei Udupi anteriormente a vinte e dois anos atrás. Naquela época, Udupi era uma pequena e simples cidade. Agora, vê-se por todo lado um desenvolvimento impressionante. Aqui me informaram que a causa principal foi a instalação de uma enorme universidade numa cidade satélite de Udupi chamada Manipal. É uma das mais importantes universidades da Índia. Vem também muitos estudantes de outros paises principalmente da Ásia, para estudar lá. É a universidade dos filhos de papais ricos da Índia. Udupi é um importante centro de peregrinação para os Vaishnavas, principalmente para os seguidores de Madhvacharya. Ali foi a base do poderoso acharya Madhvacharya. Um dia o acharya estava na praia e um barco procedente de Dwarka estava passando por uma situação de perigo. Madhvacharya, de uma forma ou outra, ajudou ao barqueiro se safar do perigo e esse por gratidão pediu que o acharya escolhesse qualquer mercadoria do barco. Ele, então, escolheu dois blocos de argila endurecida. Ninguém entendeu o porquê da escolha. Ao dissolver o primeiro bloco de argila, ali tinha uma deidade de Balarama, que até hoje tem seu templo junto da praia. O outro bloco de argila continha a famosa deidade de Sri Krishna, que é dito ter sido adorada por Rukmini Devi. Madhvacharya intalou-a no famoso templo de Krishna de Udupi. Antes de partir desse mundo, Madhva estabeleceu oito Mathas em torno do templo. Cada Matha tem seu próprio parampara de sannyasis e mestres espirituais. A cada dois anos uma Matha é responsável pela adoração de Sri Krishna.


(foto#04) Sri Krishna Mandir de Udupi. Vê-se no primeiro plano e, também, mais atrás, duas carruagens para levar as deidades em procissão. São carros pesadíssimos e muito antigos.


(foto#05) Na entrada do templo, o elefante dá suas bênçãos a quem lhe oferece uma moeda ou bananas. A moeda ele pega com a tromba e a entrega para seu domador; as bananas ele obviamente come.


(foto#06) Aqui vemos a famosa deidade de Krishna, sem nenhuma decoração. Tem um pouco menos que um metro de altura. Krishna segura um bastão de bater manteiga. Diariamente a deidade está ricamente decorada com muitas pedras preciosas.


(foto#07) O kunda do templo.


(foto#08) Diariamente o templo recebe muitos visitantes.


(foto#09) Praticamente todos os dias têm um curto ratha-yatra em volta do quarteirão do templo, onde existem dois antiqüíssimos pequenos templos de Shiva (Ananteshvara e Candramauleshvara) e as oito Mathas. Esta carruagem é toda forrada de ouro.


(foto#10) O pujari faz um aratik para a utsava-murti de Sri Krishna.


(foto#11) Aspecto do ratha-yatra. Um detalhe: o nosso ratha-yatra é muito mais extático e todos participam com entusiasmo. Lá, a participação é mais passiva, sem o sakirtana.


(foto#12) Aqui estou visitando uma família de devotos de Udupi. Principalmente no sul da Índia, onde a cultura védica está mais viva, a hospitalidade com que as pessoas recebem os convidados é nota dez.


(foto#13) Fomos, juntos com devotos locais e outros visitantes, fazer um programa numa vila numa zona rural, onde mora a família de um devoto. É o devoto que está à esquerda, ao lado de seu pai. Dá para sentir como o pessoal vive muito bem e com dignidade num ambiente bem simples.


(foto#14) A família e a vizinhança toda vieram para o programa.


(foto#15) Entusiasmo do pessoal na hora do maha-mantra. No final, um banquete de prasada.

Voltar

© Copyright 2006
Todos os direitos reservados