Criando condições para o crescimento pessoal

Purushatraya Swami

Abraham Maslow, destacado psicólogo americano, falecido há cerca de trinta anos, ao contrário do que normalmente é a prática em sua profissão, não dedicou-se, exclusivamente, em tratar casos patológicos. Ele concentrou suas pesquisas para explorar e entender o potencial das pessoas mais saudáveis, mais criativas, mais sábias, mais santas, em suma, mais humanas, conforme sua terminologia.

Entre suas pesquisas, Maslow procurou entender cientificamente quais são as necessidades básicas para uma pessoa desenvolver naturalmente suas potencialidades psíquicas e espirituais. A pesquisa resultou numa pequena lista de condições aparentemente bem simples. Primeiramente, a pessoa necessita ter um sentimento de proteção e segurança, essencial na primeira fase da vida.

Necessita, também, ter o sentimento de pertencer, por direito, a algum grupo social — família, comunidade ou qualquer grupo com que se identifique. Terceiro, é necessário que sinta que outras pessoas têm afeição por ela, que é digna de ser amada e, por fim, que viva num ambiente onde haja respeito. Mesmo tão simples e naturais, essas condições básicas para o desabrochar do ilimitado potencial humano são, hoje em dia, difíceis de serem encontradas em nosso meio. A sociedade moderna torna-se cada vez mais opressora, caótica e carente de valores.

Principalmente nas cidades grandes o quadro é trágico e desolador. Vemos futilidades por toda parte, assim como graves sintomas de crescente decadência moral. Temos que conviver com violência, corrupção, oportunismos, abusos e desrespeitos de toda forma. Até mesmo dentro da instituição familiar, que deveria ser nosso mais seguro e confortante refúgio natural e berço de nosso crescimento espiritual, vemos que são, em inúmeros casos, focos de discórdia e desintegração. Como, então,

desenvolver qualidades e crescer espiritualmente em meio a ambientes tão adversos? A nível pessoal, a situação é igualmente mórbida e desesperançosa. Em geral, as pessoas estão meramente sobrevivendo em estados beirando a insanidade. é raro encontrarmos pessoas psicologicamente sãs, realmente felizes e dedicadas à atividades construtivas. Vemos, por todo o lado, pessoas vazias e perdidas sem nenhuma perspectiva superior de vida. Em muitos casos, a atrativa fachada do suposto ‘sucesso na vida’, a saber, dinheiro, fama e poder, esconde uma vida interior de frustrações, remorsos, depressão, pânico e autodestruição.

Devido ao meio ambiente viciado e hostil as pessoas fecham-se em si mesmas, bloqueando sua capacidade e propensão natural de amar. Numa certa classe de pessoas os egos incham, tornando-os monstros narcisistas, totalmente insensíveis à individualidade do próximo. No caso mais geral, os egos murcham, tornando-as robôs apáticos e medíocres, tendo, invariavelmente, a TV como único e último refúgio e consolo. Em meio a tudo isso, vemos que ainda existem pessoas que conservam a integridade e estão preocupadas tanto com a situação planetária quanto seu próprio aperfeiçoamento e desenvolvimento. O que deve ser feito para favorecer essas pessoas? Como criar condições favoráveis para o seu crescimento interno? O que podemos fazer por esse planeta tão maltratado? Como criar oportunidades para jovens que ainda não se corromperam totalmente?

Diante disso, vemos a importância do projeto de Goura-Vrindávana. Este projeto está desenvolvendo condições ideais para aqueles que são sinceros em suas aspirações espirituais e têm como objetivo o desenvolvimento máximo das potencialidades humanas.

Nesse processo, uns ajudam aos outros. Os mais antigos, maduros e experientes assessoram os mais jovens em suas caminhadas de crescimento. Nessa atmosfera de cooperação, interesse comum, desprendimento, sacrifício do ego e sintonia com os mais elevados ideais, os frutos são abundantes e da melhor qualidade. Uma atenção especial deve ser dada aos relacionamentos. Muitas vezes, motivos fúteis destroem anos de relacionamento. Portanto, cultivar, enriquecer e aprofundar os relacionamentos por toda a vida é uma proposta que requer toda a atenção, carinho e dedicação.

A maturidade dos relacionamentos é alcançada quando o grupo chega ao estágio de comunidade. Tal espírito de comunidade é atingido quando todos têm um objetivo comum e um forte desejo de manter, a qualquer preço, um ambiente de harmonia, respeito, solidariedade e devoção. Nessa atmosfera, a mais sublime e suprema motivação da vida— amor puro por Deus e dedicação completa e espontânea em Seu serviço— pode ser realizada.

Oramos a Krishna que Suas bençãos sejam derramadas aos membros da comunidade espiritual Goura-Vrindávana, assim como aos nossos amigos e todas as pessoas que nos apoiam, para que todos tenham inteligência, sensibilidade, harmonia e muita determinação para conduzir o desenvolvimento desse projeto. Que essa seja nossa contribuição para um porvir mais auspicioso na Terra.


© Copyright 2006
Todos os direitos reservados